Regulamento, questões éticas e de segurança

  1. A MOP 2013 é aberta a alunos matriculados em 2013 nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico, de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. É necessário ter até 20 anos.
  2. Os projetos podem ser individuais ou em grupo de dois a três alunos, devem ter um professor orientador e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias.
  3. A submissão dos projetos deverá ser feita até 07 de outubro de 2013, pelo site oficial da Mostra ou pelo correio.
  4. Cada estudante ou grupo de até três estudantes poderá inscrever apenas um projeto.
  5. Todos os projetos deverão contar com orientador, podendo contar ainda com coorientadores. Ambos podem participar de mais de um projeto. Orientador e coorientador não podem ser estudantes de Ensino Básico. O orientador deve ter no mínimo 21 anos. O coorientador deve ter no mínimo 18 anos.
  6. Todos os projetos inscritos devem apresentar Plano de Pesquisa, Resumo do Projeto, Relatório do Projeto, Formulário de informações do projeto (disponível no site oficial da Mostra ou via correio postal, mediante solicitação à organização do evento) e eventuais informações adicionais.
  7. Os projetos deverão estar enquadrados em uma das seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia.
  8. Autores de projetos que envolvam pesquisas com seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos potencialmente perigosos (com substâncias patogênicas, recombinação de DNA e tecidos humanos ou de animais), substâncias, atividades e equipamentos controlados ou perigosos, ou projetos que sejam continuação de projetos anteriores deverão preencher formulários adicionais. A exigência destes formulários visa a garantir a segurança do estudante e a condução da pesquisa dentro das normas estabelecidas pela legislação brasileira e internacional.
  9. Serão avaliados apenas projetos que tenham atendidos às normas de submissão (Veja Submissão de Projetos). Aqueles que não atenderem serão desclassificados.
  10. Serão selecionados cerca de 120 projetos para composição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP 2013. Os projetos serão avaliados e selecionados por Comitê de Seleção composto especificamente para este fim, de acordo com os critérios predeterminados (Veja Critérios de Seleção).
  11. A seleção de finalistas será realizada pela organização da Mostra com base nas notas de cada projeto, mantendo-se a proporção de quantidade de projetos individuais e em grupo, além de número de projetos por município do Estado de São Paulo, por escola, por tipo de escola (pública ou particular) e por categoria.
  12. Os selecionados como finalistas para MOP 2013 serão anunciados no site www.mostrapaulista.org.br, no dia 05 de novembro de 2013. Nesta data também será informado o valor da taxa por projeto para confirmação da participação na mostra.
  13. O número de projetos aprovados por categoria deverá ser proporcional à quantidade de projetos submetidos por categoria.
  14. O total de projetos de escolas públicas e de fundações deverá ser maior que o total de projetos de escolas privadas.
  15. Projetos individuais e em grupo não competirão entre si.
  16. Caso ocorram empates ou notas muito próximas na avaliação dos projetos finalistas, serão considerados dois critérios adicionais: Relevância Social e Empreendedorismo. No primeiro, os avaliadores levarão em conta se o projeto desenvolvido tem potencial para transformar a realidade da comunidade em que o aluno vive e se é passível de ser colocado em prática. No segundo, será observado se o estudante demonstrou abordagem inovadora e engenhosa para transformar as dificuldades em soluções, se houve mudança de paradigma e se o processo desenvolvido pelo estudante pode ser transformado em um produto.
  17. Não serão permitidos nos estandes dos projetos a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados, serão permitidos. Espécimes, ou mesmo partes, conservados através de taxidermia não serão permitidos, assim como o manuseio de qualquer produto químico e fluidos no geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado).
  18. Não será permitida, nos estandes da feira, a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico.
  19. Não será permitida, nos estandes da feira, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.